Oie 🙂 Seja muito bem-vinde de volta a esse espaço de compartilhamento e troca. Neste Dia Mundial da Arte vamos conversar sobre a arte enquanto uma ferramenta terapêutica. Um tema que faz parte do meu cotidiano enquanto arteterapeuta e também enquanto artesã – maria nuvem é a materialização dos meus anseios do fazer manual, um processo de reconexão e despertar pessoal.

O que é arteterapia?

A arteterapia é um processo de cura da mente através da criação artística. Pintura, cerâmica, colagem, artes cênicas, música, dança – são várias as formas de colocar isso em prática.

Através do olhar cuidadoso, presença amorosa e ativa do arteterapeuta nos comunicamos através da arte e as emoções se tornam visíveis. Somos levados a entrar em contato com nosso interior para só assim materializar o que sentimos, além de identificar o que podemos reformular em nossas vidas.

Arteterapia é uma ferramenta para compreender a si mesma e externalizar emoções que estavam escondidas.

A potência da arte

Eu acredito na arteterapia porque as criações acontecem de forma espontânea sem preocupação com padrões estéticos, expectativas alheias ou autocensura.

Observando os trabalhos que produzo, tenho oportunidade de perceber e comentar o que vejo, além de identificar o que posso reformular na minha vida.

Suas metáforas criam um terreno seguro e espontâneo de expressão, curando nossa mente por meio da ampliação da autoconsciência. Um processo menos racional e mais sensorial de nos distanciar e olhar pra si!

A arte se relaciona com nossa mente e inconsciente, de uma forma que as palavras pensadas não conseguem. Através dos símbolos, nos permitimos fluir.

Se você gosta de trocar sobre fazer manual, autocuidado e criatividade nos acompanhe mensalmente nesse espaço e com mais frequência no meu instagram.

Com amor, Maria Nuvem.